A CNN Money lançou recentemente um pequeno estudo sobre qual a melhor cidade para lançar um pequeno negócio. O que importa destacar, além dos vencedores, é a metodologia simples e com três grupos de indicadores: Clima de Negócios, Procura e Custos.
Numa autarquia, é fundamental ter este tipo de informação acessível e estruturada para esclarecimento dos investidores interessados. Além dos dados gerais do panorama económico-social da cidade, as autarquias poderão fornecer outros tipos de informação, como os espaços devolutos disponiveis, ferramentas como um plano de negócios, informação sobre incentivos locais ou nacionais em vigor (ver outros em Toronto, Doing Business). Neste sentido, o investidor sentir-se-á confortável e apoiado o que poderá ser decisivo no seu start-up. A C.M. Tavira, por exemplo, disponbilizou em 2007 um Estudo de Oportunidades de Negócios e o CRIA (Centro Regional para a Inovação do Algarve) tem no seu Plano Regional de Inovação um documento estruturado de modo similar. Contudo, o sucesso dependerá sempre da astúcia em lidar com os clientes e com o mercado em geral.
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